sábado, agosto 26, 2006

Jesus - O Musical

Começar esse blog de uma maneira descontraída. Não menos relacionada a publicidade, mas também não quero dar nenhuma aula.

Aqui está um exercício de criatividade. Foi um video bem feito, barato e que faz uma coisa que muitos publicitários esqueceram hoje em dia: utiliza semiótica.

Ele não tem uma piada inteligente. Na verdade, o engraçado desse video é o fato dele ser estúpido e imbecil. E ele é engraçado, porque ele junta dois símbolos: Jesus (não preciso explicar), e a música "I Will Survive", cantada por Glória Gaynor, e símbolo do mundo homossexual.

A graça desse video está em juntar dois elementos conhecidos e completamente desconexos de uma forma coerente, criando um contexto que permite isso (é engraçado como a letra da música pode ser aplicada, de certa forma, contando parte da história de Jesus, como se tivesse sido feita para isso).

Então aí vai o conselho: mesmo que seja sem utilidade (não seja para nenhum trabalho), treine seu cérebro. Pense em duas coisas completamente opostas e junte-as, de uma maneira que elas queira dizer algo. Assim, você pega o hábito de criar os (malditos) "Turning Points", algo essencial na publicidade atual, que gosta de bater na cabeça do consumidor.

Nenhum comentário: