sábado, agosto 26, 2006

Think! Road Safety - Viral

Esse é um dos meus favoritos. Acho que vou passar o resto da vida citando esse video...

Na Inglaterra, 55 crianças ou adolescentes eram atropelados toda a semana. Então o departamento de trâsito fez uma pesquisa e descobriu que, na maioria dos casos, isso acontecia por distração. A gurizada ficava dançando e cantando no caminho, e não olhava antes de atravessar a rua, e acontecia o atropelamento.

Se isso acontecia, queria dizer que as campanhas regulares de conscientização não estavam funcionando. Então como passar a mensagem?

Antes de continuar, se pergunte algo: conhece alguém que já parou de fumar, por que viu aquelas fotos nas carteiras de cigarro?

As crianças não ouviam mais ninguém. A melhor solução foi mostrar que isso poderia acontecer com alguém que elas conheciam, tocar elas, mostrando que o perigo estava bem mais próximo do que elas imaginavam.

Então esse video foi feito como se fosse uma gravação de celular, de uma testemunha que viu o atropelamento de um amigo na volta da escola. E, para dar mais veracidade ao caso, ela não foi veiculada na televisão. Foi mandada por celulares, de amigo para amigo, como aquelas correntes de email, do tipo: "Olha o que aconteceu com um amigo meu.", "Atropelamento", etc.

Em pouco tempo esse video chegou à internet e as pessoas, que sempre acharam que fosse um acontecimento real, captaram a mensagem que ele passava. Um belo exemplo de viral. Não foi uma "palavra do anunciante" que quiz dizer algo para as pessoas. Foram as pessoas que quiseram dizer algo para as outras pessoas.

Nenhum comentário: