terça-feira, agosto 29, 2006

Semana Apple - #2

Aí está o anúncio de um Apple II. Se não me engano, esse anúncio é de 1979. Hoje em dia, é meio estranho ver um anúncio com tanto texto. Principalmente se for um anúncio da Apple... Aí que está a diferênça entre o anúncio de um novo produto, e de uma nova versão de um produto conhecido.

No ano em que o Apple II foi lançado, não existia (ao menos não era muito conhecido), o conceito de computador pessoal. Como todos sabem, os computadores eram gigantescos, etc. O Apple I foi o primeiro, e mesmo assim era completamente diferente do seu sucessor.

Então o que acontecia? As pessoas não sabiam o que era um computador pessoal, não sabiam o que ele fazia. De que adiantaria o anúncio dizer: "O poder absoluto corrompe. Aproveite!" (anúncio da Apple, nos anos 90, falando sobre os G3)? As pessoas não sabiam para que elas poderiam usar um computador. Elas não sabiam por que, pra que, e como comprar. Por isso um anúncio com tanto texto: explicar o que um Apple I era, o que fazia e ainda convencer a pessoa a comprar.

Lembre de coisas mais recentes, como a chegada da telefonia móvel aqui no Brasil. Haviam campanhas inteiras sobre como mandar mensagens de texto. Explicando o que eram, como eram práticas, em que ocasiões serviam, etc. Hoje em dia, quando se fala em SMS (até o nome já é outro), é só para falar o preço, pois todos já sabem usar.

Então, quando o produto ou gênero a que pertence, já é conhecido, é possível fazer uma coisa linda como essa:

É simples, curta, sonora. O início de uma campanha que, juntamente com uma grande reestruturação, vai tirar a Apple da lama, do esquecimento, e transformá-la num dos grandes sonhos de consumo da atualidade.

Um comentário:

Dani Koetz disse...

Pra quem conhece já é um sonho!!!
Mas é verdade, imagine-se explicando aos seus futuros filhos, q usava um diskete do tamanho d um Lp q ñ cabia nem um décimo do q hj cabe em uma pendrive... q 16 bits era o máximo d resolução em um jogo, q um 486 (ou anteriores) foram teu sonho d consumo? HAHAH sim é mto engraçado (até pq vc vai ter q explicar o q é um LP), mas real e sem volta.
A tecnologia está aí, e quem está por dentro, já sonha, almeja as novidades...